quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Em tudo dai graças... mesmo na desgraça!

É fácil dar graças a Deus quando tudo vai bem. É fácil dar graças a Deus quando estamos rodeados de amigos e familiares. É muito bom quando nós e os que nós amamos estão saudáveis, quando não há dor ou miséria nos envolvendo, quando não somos acusados injustamente de algo ou quando somos querido e bem recebidos em todo lugar. Damos graças a Deus por todos os benefícios que Ele nos tem concedido. Temos prazer em dar graças no bem estar.
Mas... e quando tudo parece ruir? E quando somos acometidos por uma doença inesperada e arrasadora? E quando nossos amados estão em situação difícil? E quando não há dinheiro para pagar nossas contas? Ou quando somos acusados injustamente, caluniados, humilhados...
Não é fácil dar graças na desgraça.
Nesse quesito, podemos aprender com um grande homem: Jó. Ele era homem íntegro, justo e temente a Deus. Era rico e poderoso e constantemente fazia oração por seus filhos. Mas aí um dia isso incomodou a Satanás, e ele insiste com Deus que se Jó fosse tocado, ele negaria o nome de Deus e blasfemaria contra o seu Senhor.
Jó perdeu tudo: rebanhos, riquezas, casas, os filhos amados, e finalmente, sua saúde. E em meio a esse turbilhão de desgraças, sua mulher lhe diz: Amaldiçoa esse Deus e morre.
Ele tinha motivos para isso. Ele era um homem íntegro, bom. Com certeza em algum momento ele pensou: o que eu fiz pra merecer isso?
Mas ainda assim, mesmo em sua desgraça ele deu graças, e no capítulo 1 do livro de Jó, no versículo 21, encontramos esse homem arrasado, machucado, desesperado, magoado, mas sábio dizendo: "Nu saí do ventre da minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, o Senhor o tomou, bendito seja o Seu Santo Nome".
Como entender a atitude de Jó? Como entender a atitude desse homem tão machucado pela vida, capaz de bendizer o nome de Deus?
Só se entende isso quando entendemos que Deus tem um propósito em tudo, e que Ele nos ama. Damos graça na desgraça quando entendemos que é Ele quem tem cuidado de nós e que todas as coisas cooperam pro bem daqueles que amam a Deus. No final, vemos Jó tendo em dobro tudo aquilo que perdeu. Mas não são os benefícios que Deus dá que realmente importam. O que importa é a paz que excede todo entendimento, paz que temos quando entregamos nossa vida de fato a Deus para que tudo em nossa vida seja decidido por Ele e para Ele.
Oremos para que tenhamos a paciência e a fé de Jó, sabendo que em todas as coisas somos mais que vencedores em Cristo Jesus.





“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em 
Cristo Jesus para convosco” 

1 Tessalonicenses 5:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário